Literatura e cinema

Projetos com produção de material diverso envolvendo literatura e cinema. Clique na imagem para ter acesso ao trailer ou filme completo.

  • Um canibal nos trópicos

O documentário revisita a biografia do escritor brasileiro Machado de Assis, abordando-a na perspectiva do leitor diferenciado, que Machado era, traço que fará dele, ao longo de uma carreira ininterrupta de 50 anos dedicados à literatura (em todos os gêneros, do teatro à poesia, do conto ao romance, da crônica à crítica literária), uma águia entre seus pares, um antropófago avant la léttre (termo que só ficaria consolidado na poética brasileira a partir do Modernismo), ou, como evidencia o título do filme, um canibal nos trópicos. Devorador de línguas (francês, inglês, mas também o latim, o alemão e o grego, tendo a todas estudado sozinho, como autodidata), de autores (clássicos antigos e modernos, que lia vorazmente em chave crítica) e, sobretudo, de culturas (as matrizes judaica e greco-romana, sem descuidar das matrizes afro e indígena), que o autor, como um observador arguto, subverte a partir de uma leitura irreverente da tradição em prol da reforma da sociedade, da cultura e da arte nacionais. Essa irreverência é possível de ser posta em ação somente por meio de um espírito livre e desabusado, de alguém que nasceu na periferia do capitalismo, de onde e do qual fala, sem excluir a necessidade de urbanização e sem lhe poupar as tiranias, levando-se em conta o modus operandi da sociedade escravocrata do Rio de Janeiro oitocentista.

Direção e roteiro de Edson Martins, visa, por meio da mise-en-scène e de uma trilha sonora escolhida a dedo (Jorge Ben Jor, Baden Poweel, Emicida, Criolo, Martinho da Vila, Chico Science, Nação Zumbi) devolver à crítica da cultura brasileira um ponto controverso (polêmico até): os silenciamentos sobre a origem negra de Machado de Assis. Neto de escravos, negro e filho de um pintor de paredes (ourives) e de uma lavadeira, o menino pobre terminará a vida aclamado como grande romancista e contista, e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, celebrado em jornais da época como “o Homero brasileiro”. 

Apoios

Recent Posts

I Encontro com Egressos do PPG Letras (UFV)

Entre 10 e 11 de dezembro de 2024, realizaremos  I Encontro de Egressos do PPGLetras (UFV), com o objetivo de pensar junto sobre como podemos estreitar laços afetivos e efetivos que contribuam para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão dos discentes e docentes vinculados  ao programa. O evento será híbrido para egressos  e contará com a seguinte programação: 

10/12 (terça – manhã)

9h às 12h – Comunicações de inscritos

10/12 (terça – tarde)

14h às 16h – Mesa de Abertura -“Linhas de pesquisa do PPGLetras (UFV) – pesquisa e ensino como campos de resistência” (Adélcio Cruz, Ana Barcelos, Rony Vale).

16:15h Coffee break

16:30 às 18:00 –  Palestra “Bilingüismo y biculturalismo español inglés: datos del paisaje lingüístico de Manhattan” – Francisco Lorenzo –  professor titular de Linguística Aplicada na Universidad Pablo de Olavide de Sevilla (Espanha)

Mediador – Carlos Ferrer

10/12 (terça – noite)

18:30 – Palestra “Bilingüismo y desigualdad social: notas sobre el capital lingüístico”, com Francisco Lorenzo, professor titular de Linguística Aplicada na Universidad Pablo de Olavide de Sevilla (Espanha)

11/12 (quarta – manhã)

9h às 12h – Comunicação de inscritos

11/12 (quarta – tarde)

14h às 15:30h – Conversa com as linguistas Aparecida de Oliveira e Gabriela Pires

15:30h às 16:30h – Fórum com os participantes

16:30h Coffee break

Inscrições até 29/11, sexta. Link: https://www.even3.com.br/i-encontro-com-egressos-do-ppg-letras-reflexoes-sobre-narrativas-e-praticas-no-ensino-512854/

Inscrições para ouvintes até a data do evento – 10/12